Fim do abate em canis – Nova Lei

O controle da população de animais abandonados e errantes nas cidades é, infelizmente, gerido com pena de morte. Aos animais de rua recolhidos é dada a remota hipótese de serem adoptados e, no final do prazo, são simplesmente abatidos. Noutros países a recolha, esterilização e processo de adopção está em pleno funcionamento mas, por cá, parece que apesar da lei, estamos longe de terminar com esta política.

 

O fim do abate nos canis foi já anunciado há mais de dois anos e entra em vigor já em Setembro mas há agora, na altura em que a legislação deveria entrar em vigor, várias autarquias que se dizem não preparadas para acabar com o abate.

 

Os veterinários denunciam o “pouco esforço que foi feito” nas autarquias. O Bastonário dos Médicos Veterinários, Jorge Cid, em declarações à agência Lusa, afirma: “Vejo com alguma preocupação, apreensão e alguma tristeza que não haja nenhuma evolução nesta matéria e não se esteja a querer estudar o assunto de base que é o que me parece que vai resolver o problema”.

 

A par do abate, o abandono criminoso continua a condenar ao sofrimento e à morte centenas de animais. Para acabar com o abandono a educação das pessoas é fundamental. Não houve esta preocupação de formação contra o abandono. Não houve política de estilização. Não houve o cuidado de adaptar os espaços ou de promover novas políticas de adopção responsável. Não houve nenhuma política para apoio a quem em animais, como por exemplo no que respeita ao IVA das despesas de veterinário.

 

Se em dois anos não se prepararam, daqui a dois anos vão pedir mais dois?

 

Se a sua autarquia continua a política de abate, diga-lhes o que pensa. Envie emails, telefone e faça ouvir a sua opinião. Eles não contam por que não votam. Seja a sua voz.

One Comment Add yours

  1. Equipa Júlio Verne diz:

    Boa tarde,

    Gostaria de saber , se a equipa Júlio Verne da comunidade 85 do agrupamento 932 colares poderia realizar uma seção de voluntariado nesse estabelecimento.
    Caso fosse possível poderia ser dia 16 ou 17 de fevereiro .

    Com os melhores cumprimentos

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s